top of page

Sola Fide

Em 1647, um grupo de pastores e teólogos reformados reunidos na Abadia de Westminster, em Londres, elaborou um conjunto de documentos que hoje conhecemos como os Padrões de Westminster, que incluem a Confissão de Fé, o Catecismo Maior e o Breve Catecismo. Os teólogos procuraram sistematizar o ensino reformado a fim de criar uma igreja Reformada unificada nas Ilhas Britânicas.

Na pergunta e resposta 33 do Breve Catecismo, eles resumem um dos principais pilares da tradição reformada:

O que é a justificação? Justificação é um ato da livre graça de Deus, através da qual ele perdoa todos os nossos pecados e nos aceita como justos diante de si, somente pela justiça de Cristo a nós imputada e recebida pela fé somente. (http://www.ministeriofiel.com.br/artigos/detalhes/606)

Incluída nesta breve declaração está a ideia de que os pecadores são justificados sola fidesomente pela fé. Através do Evangelho de Cristo, é que descobrimos a justiça de Deus de fé em fé, ou seja, através da fé (Romanos 1.17). Porque o único caminho para obtermos a vida eterna é através da fé pela qual somos justificados. Porque o justo viverá pela fé.

A IRA DE DEUS E O SEU JULGAMENTO

Deus do céu revelou a sua ‘’Ira’’ sobre os pecadores, porque o que dEle se pode conhecer está claro nas coisas que foram criadas, porque Ele as manifestou, seu eterno poder e sua divindade, se veem pelo que foi criado e se entendem. Por isso o ser humano não tem desculpa.

Os seres humanos mesmo possuindo esse conhecimento não glorificaram a Deus, nem agradecem. Mas, com debates e discursos se perderam, e com seus corações insensatos se perdem em trevas. Consideram-se sábios, mas se tornaram loucos, chegando ao ponto de mudarem a glória de Deus incorruptível por imagem e semelhança de um ser humano corruptível, de aves, de quadrúpedes e de repteis.

Deus por causa dessa rejeição, simplesmente os entregou a fazerem o que sua natureza humana caída deseja. O homem, quando abandonado, nem somente deteriora, mas seus desejos deterioram. Ele começa a sentir saudades das atividades que antes eram-lhe nojentas e vergonhosas (“paixões infames” v.26). Paulo disse: “Até as suas mulheres mudaram.” Isto enfatiza o decaimento da humanidade. É uma coisa quando os homens se tornam homossexuais, como o caso seja aqui, mas é algo completamente diferente quando as mulheres os seguem ao mesmo pecado. As mulheres sodomitas são um sinal certo que Deus já entregou as pessoas para paixões infames. Quando o homem rejeita a revelação de Deus da natureza logo rejeita o que a natureza revela sobre o homem mesmo. A natureza mostra que o homem foi desenhado como uma criatura de ordem. Seu corpo está apto para funções específicas. Enquanto o homem rejeita a Deus, também abandona estas funções por desejos maus (“se inflamaram em sua sensualidade” v.27). Esta perversão leva a práticas tortas.

E não somente isso, porque também o ser humano rejeitou o conhecimento de Deus, Ele os entregou também ao sentimento perverso de sua natureza caída, para fazerem aquilo que não convêm. (https://oconhecimentodedeus.wordpress.com/tag/paixoes-infames/)

‘’Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia.’’ (Romanos 1.30,31)

Sendo assim a Ira de Deus, se revelará no dia do Julgamento, onde será digno de morte os que tais coisas praticam e os que também consentem com os que fazem.

A CONDIÇÃO DO HOMEM

A condição do homem é de igualdade frente ao pecado. Então acerca daqueles que achando que ao desprezarem ou condenarem certas praticas do próximo (mas são eles praticantes das mesmas), vão escapar do julgamento de Deus? Estão enganados.

A Lei foi dada através de Moisés (João 1.17) para demonstrar aos seres humanos que não há distinção: todos são pecadores. E sem a lei, não haveria possibilidade de sabermos o que é o pecado, mas através da Lei temos conhecimento do que é pecado (Romanos 3.20), porque o pecado é a transgressão da Lei (I João 3.4).

Antes de Moisés, todos os que sem Lei pecaram perecerão. E hoje todos os que com a Lei pecaram, pela Lei serão julgados. Sendo assim não a diferença, todos são pecadores, tanto antes quanto depois, porque todos estão debaixo do pecado (Romanos 3.9).

Mediante essas descrições, voltemos ao principio: o pecado de Adão.

‘’Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.

Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos.’’ (Romanos 3.10-18)

Tudo o que a Lei diz é para o que estão debaixo dela, para que que todo boca esteja fechada e todo mundo seja condenado diante de Deus (Romanos 3.19), porque através dele sabendo que antes dela e depois todos são pecadores, porque através dela temos conhecimento do que é o pecado (Romanos 3.20).

Agora para todos aqueles que veem a possibilidade de se auto justificar por obedecer ao que a Lei diz, é tolo. Porque essa mesma Lei aponta que é impossível que o ser humano seja justo por ela, porque ele já é injusto em contrapartida com condição a partir do pecado de Adão. Porque não a um justo sequer, todos são pecadores, porque estão debaixo do pecado (Romanos 3.9).

A JUSTIÇA DE DEUS

A Justiça de Deus se manifesta antes mesmo da Lei ser dada por Moisés, mas a Lei e os Profetas, ou seja, o Antigo Testamento serve de testemunho de como essa justiça foi manifestada. Porque a justiça de Deus vem pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não a diferença nenhuma (Romanos 3.22) sendo todos pecadores, tanto os que receberam a lei, quanto os que não receberam.

‘’Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;’’

(Romanos 3.23)

A justiça de Deus vai ser revelada, primeiro declarando que todos são pecadores e por isso são condenados por causa da justiça de Deus. Porque Deus não têm o culpado por inocente (Naum 1.3) E segundo que necessitam de salvação, por causa dos seus pecados.

‘’Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.’’ (Romanos 5.8)

No tempo escolhido por Deus, nasce o salvador da humanidade: Seu Filho Jesus, o Cristo. Desde o nascimento até sua morte viveu em perfeição, sem quebrar um só ponto da Lei de Moisés, porque Ele não veio para destruir a Lei e os profetas, mas cumpri-la (Mateus 5.17). E foi isso que o Filho de Deus fez, e por fim depois de sua morte há seu tempo pelos injustos, e ao terceiro dia ressuscitar, Ele disse:

‘’Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. E lhes disse: "Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.’’

(Lucas 24.44-47)

Jesus Cristo, o Filho de Deus cumpriu a Lei e os Profetas, e agora não somente é justo, mas justificador dos que creem em seu nome. E assim Deus acalmou a Sua Ira pela fé no sangue de Jesus Cristo, para demonstrar a Sua Justiça perdoando os pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus. Para demonstrar neste tempo presente que Ele permanece justo e justifica a todos que têm fé em Seu Filho Jesus Cristo (Romanos 3.25,26).

Hoje a justificação não vem pela obediências a Lei de Moisés pela condição do homem, mas pela fé em Jesus Cristo. E agora, onde está o orgulho que a Lei trazia aqueles que a observam? Não existe mais. Por causa da Lei? Não. Por causa da fé em Jesus Cristo.

‘’Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.’’ (Romanos 3.28)

- A CRISTO SEJA O LOUVOR!


bottom of page