‘’Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. ‘’
(I João 4.8)
Que palavras duras de João quando diz: ‘’Aquele que não ama não conhece a Deus. ‘’ E logo mais adiante ele responde a pergunta que poderia ser feita por nós: ‘’Porque Deus é amor. ‘’
Primeiro é necessário nos perguntarmos que concepção de amor nós temos. Quando falamos de amor, o que é descrito em nossas mentes?
Vamos analisar um pouco sobre o ‘’amor’’, e veja em qual você se enquadra.
Na cultura grega, o amor era visto sob alguns ângulos:
Amor “Eros”: Termo grego para o amor sensual. Daí a palavra “erótico”. Esse é o amor físico, da carícia, da relação sexual. Quando um rapaz diz para a namorada: “Estou apaixonado por você!”, ele quer expressar o amor “Eros”. Por isso tal amor é também conhecido como paixão. Apesar de tudo isso, esse amor é passageiro.
Amor “fileo”: É o amor-amizade, fraternal, social. Desse vocábulo grego (“fileo”) temos algumas palavras derivadas, como Filadélfia (“fileo”, amor-amizade, e “adelfos”, irmãos) que significa “amor entre irmãos” ou “amizade fraternal; Teófilo (“Teos”, Deus, e “fileo”, amizade ou amigo) que quer dizer “amigo de Deus”; Filantropia (“fileo”, amizade, e “antropos”, homem) significa “amor humano”. Em suma, se você possui boas amizades, logo o que está em evidência é o amor “fileo”.
Amor “storge”: É o amor conjugal, familiar, doméstico. Longe de ser interesseiro, esse amor é humilde, objetivo e sacrificial. É o amor que une o marido à sua mulher bem como os pais aos filhos. Logo, em um lar onde reina a harmonia, está em ação o amor “storge”.
Percebe que cada amor aqui citado tanto o ‘’Eros’’, ‘’Fileo’’ ou ‘’Storge’’ é condicionado à resposta, qualidade da pessoa ou circunstâncias em que se encontra tanto no relacionamento sexual, interpessoal ou conjugal e etc.
E você poderá dizer: ‘’Mas é claro, porque deveria amar de outra forma, não vejo erro em amar diante das situações ou características citadas acima. Sobre os ângulos do amor na ‘’Cultura grega’’, vejo coerência em todos eles!’’. De certa forma você está correto.
Mas o ‘’amor’’ em que João está se referindo não são nos ângulos aqui vistos.
Mas que amor é esse descrito por João então?
É necessário deixar muito claro, que o ‘’amor’’ que estamos tratando é o ‘’Amor de Deus’’. E Ele é revelado por intermédio de sua ‘’Palavra’’, há bíblia; e uma das regras de sua interpretação é: ‘’O texto deve ser interpretado dentro do seu contexto’’.
No versículo anterior João declara: ‘’Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. ‘’ (I João 4.7) Note que João usa a expressão ‘’nascido de Deus’’, porque o amor de Deus não é humano e sim divino. Ele declara que para ter o amor de Deus em nossos corações é necessário primeiro ‘’nascer de Deus’’.
Certa ocasião Jesus teve uma conversa com um homem chamado Nicodemos, que era um mestre da lei de Moisés. E a através de uma pergunta feita por Nicodemos, Jesus falou a respeito deste ‘’novo nascimento para Deus’’. E Nicodemos o indagou dizendo: ‘’Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? ‘’ (João 3.4)
É claro e inevitável que a pergunta de um homem que por sinal era um ‘’mestre’’, seria essa. Mas observe que a resposta de Jesus foi perturbadora: ‘’Em verdade, em verdade te digo, que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. ‘’ (João 3.5,6)
Nessa resposta Jesus descarta o nascimento natural (humano) e traz a evidência o nascimento sobrenatural (divino). E faz a menção da ‘’água’’ (que nos dá o entendimento de limpeza), e do ‘’Espírito’’. No estudo da ''tricotomia'', se tem o conhecimento que o ser humano é divido em três partes: ‘’Corpo, alma e espírito’’. Mas Jesus nessa resposta, não se refere ao espírito humano, e sim, ao Espírito do próprio Deus.
Jesus diz que aquele que nasce de forma natural (Carne) continua sendo uma pessoa natural. Mas aquele que nasce de forma sobrenatural (Espírito), passar a ser uma pessoa espiritual.
Observe novamente o que João diz: ‘’Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. ‘’
Note que João diz que quem é nascido de Deus, conhece a Deus. E isso é claro, porque Deus é Espírito e é necessário nascer de forma espiritual para se relacionar com o Criador, ou seja, conhece-lo.
Em uma conversa com uma ‘’mulher’’ que era ‘’samaritana’’ (sendo os samaritanos inimigos dos Judeus), Jesus afirma: ‘’Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. ‘’ (João 4.24) Não há possibilidade de ter o amor de Deus em nossos corações de forma natural. Somente aqueles que nasceram de forma sobrenatural (divina), possuem o ‘’Amor de Deus’’ em seus corações e conhecem a Deus. Porque Deus é Espírito.
Mas que amor é esse descrito por João então?
‘’Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. ‘’ (I João 4.9,10)
João fala a respeito da manifestação do ‘’Amor de Deus’’ para com cada ser humano, ''porque Deus enviou ao seu Filho Unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos'', não de forma carnal (amor condicionado), mas de forma espiritual (amor incondicional).
Mas como se revelou o amor de Deus?
Não há possibilidade de o ‘’ser humano’’ amar a Deus sendo ele ‘’humano’’. E sendo indubitavelmente pecador por natureza e transgressor da lei de Deus: ‘’Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; ‘’ (Romanos 3.23)
Sedo cada um de nós ‘’filhos da ira’’: ‘’Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. ‘’ (Efésios 2.3)
Mas sendo o amor de Deus incondicional (não dependendo de nenhuma condição para amar): ‘’Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou; ‘’ (Efésios 2.4) enviou seu Único Filho para morrer e pagar a divida que nos colocava como inimigos de Deus, e assim em ‘’condenação’’ diante da justiça de Deus, porque Ele é Justo: ‘’Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. ’’ (Romanos 5.10)
Há possibilidade de um justo por amor a outro justo, morra por ele. Mas Deus revelou o seu grande amor: ‘’Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; ‘’
(I Pedro 3.18)
Hoje todos nós temos a oportunidade de ser reconciliado com Deus por intermédio de seu ‘‘imenso amor’’ e não somente isso. Mas sermos ‘’novas pessoas’’ mediante a um ‘’novo nascimento’’ operado pelo Espírito de Deus. E o amor verdadeiro incondicional ser derramado em nossos corações para com nosso irmão, e assim temos um relacionamento com o Criador e com a criação, não de amor condicionado, mas incondicional.
E por final não tendo medo da morte, ou seja da ‘’Ira de Deus’’ que será revelada há toda a humanidade: ‘’Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. ‘’ (Romanos 1.18)
Porque quando somos novamente nascidos, não de forma natural e sim sobrenatural, somos justificados (tornados justos) pelo sangue de Jesus, e temos paz com Deus: ‘’Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; ‘’ (Romanos 5.1) Porque já não somos filhos da ira, mas filho de Deus.
Sendo assim não a necessidade de termos mais medo da morte: ‘’Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.‘’ (Romanos 8.15,16)
‘’No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. ‘’ (I João 4.18)
Você não possui esse amor no coração, e têm medo da morte?
Confesse diante de Deus o seu pecado e peça perdão. Ele é misericordioso e o amor que Ele revelou para você te livra de toda condenação. Creia no que Jesus, o Salvador, fez por você e recebe o Espírito de Deus em seu coração e seja uma nova pessoa. Amando o seu próximo como a ti mesmo incondicionalmente assim serás filho de Deus. E terás um relacionamento com o Criador, e de fato poderá dizer: ‘’Eu conheço a Deus. ‘’
E esse puro amor será visto em sua vida, mediante esse relacionamento com Deus e sua palavra, há bíblia.
‘’Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. ‘’ (Mateus 5.44,45)
Louvado seja o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
_______________________________________________________________________________________
Fonte de pesquisa
http://www.cacp.org.br/os-quatro-tipos-de-amor/