top of page

Será que somos todos ''FILHOS DE DEUS''?

A adoção de filhos, é uma das mais importantes doutrinas contidas na ``Soteriologia`` (Doutrina da Salvação), porque ela ensina a respeito de como Deus torna um filho de Adão em filho de Deus. Sabendo disto, não são todos filhos de Deus, mas necessário é que primeiro seja `adotado` por Deus, para que enfim, se torne seu filho por adoção, e isso foi nos concedido através do sacrifício do Único Filho de Deus, na cruz do Calvário.

Em um diálogo de Jesus com os Fariseus e Saduceus, ele os chama de ``filhos do Diabo``, quando eles afirmam ser filhos de Deus, sendo que as suas ações provavam o contrário.


``Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.`` (João 8.44)


Logo não são todos filhos de Deus, mas somente aqueles que com suas ações, provam que são parecidos com seu Pai Celestial.

A Primeira Carta do apóstolo João, nos dá vários aspectos de como saber se de fato somos ou não filhos de Deus. E por isso, vamos aqui pontuar alguns desses aspectos.

O Primeiro aspecto é: Os filhos de Deus andam na luz e tem comunhão uns com os outros. ``Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.`` (1 João 2.6)

A expressão andar na luz que João usou, tem o significado de seguir o exemplo de Jesus em todos os sentidos. Dizer que está na luz, e odiar o seu próximo, é continuar na mais terrível escuridão (I João 2.9). E todo aquele que ainda está em `trevas`, é cego.

O Segundo aspecto é: Os filhos de Deus não vivem mais na prática do pecado, porque isso significa se opor a Cristo, ou seja, ser um ``anticristo``. ``Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo.`` (1 João 3.7)

O nome anticristo é caracterizado por uma pessoa que vai contra os padrões e princípios de Jesus, ou seja, que vive constantemente no pecado. Por isso, quem vive nesta prática não é filho do Deus, porque o Diabo permanece pecando desde o princípio, e Jesus veio para acabar com o pecado, dando um final a todo esse mal (1 João 3.8).

O Terceiro aspecto é: Os filhos de Deus são reconhecidos porque praticam a justiça e amam o seu próximo com o Amor de Deus. ``Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.`` (1 João 3.10)

Um dos atributos mais importantes de Deus é a justiça, que é odiar o mal e amar o bem. Todo filho de Deus, odeia quando a injustiça é praticada, e por isso vive debaixo da justiça. Mas, é preciso deixar claro que odiar a injustiça praticada é diferente que odiar quem a praticou.

O amor de Deus nos foi revelado, porque Ele nos amou com um Amor que nos contemplava na essência do que somos como criaturas, porque nos amou sendo nós ainda pecadores, porque a sua justiça seria satisfeita com a morte do Seu Único Filho (Romanos 5.8), e isso é a chamada Graça de Deus.

Jesus no sermão da Montanha diz: ``Amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. `` (Mateus 5.44,45) Dizendo aqui, que o amor com que devemos amar o nosso próximo é sem procurar nele algo para amar, mas amar como Deus nos amou através do Seu Filho Jesus.

Quarto aspecto é: Os filhos de Deus se for preciso dará a sua própria vida pelo seu irmão. ``Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?`` (1 João 3.17)

Jesus é o maior exemplo de Amor verdadeiro, porque deu a sua própria vida por pessoas que eram seus inimigos. E nos nossos dias, até falasse de amor ao próximo, mas não se ver na prática esse amor. Afirmar que é filho de Deus não é difícil, agora demonstrar isso com ações é que evidenciara.

Como pode alguém afirmar que é filho de Deus, e mesmo possuindo muitos bens materiais e ver uma pessoa necessitada, e mesmo assim não estender a sua mão para ajudá-la. Como pode dizer que é filho de Deus, se não possui amor em seu coração?

A maior prova de amor para com Deus e o próximo é estar pronta a dar a própria vida pelo seu irmão, porque foi assim que Deus nos amou (1 João 4.11).

Quinto e último aspecto é: Os filhos de Deus guardam os mandamentos do seu Pai. ``E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.`` (1 João 3.23)

Os filhos de Deus têm a liberdade de chegarem próximo de seu Deus e Pai quando quiserem, tanto para que conversam com Ele, quanto para pedir algo. Mas essa liberdade, só é dada aos filhos de Deus, porque eles sabem que seu Pai exige deles que primeiro o obedeçam para terem ousadia e confiança de entrarem em sua presença.

Os filhos de Deus sabem que seu Pai odeia o pecado, e por esse motivo Ele corrige a todos os que Ele tem por filhos (Hebreus 12.6). Então saiba que, se a correção da parte de Deus sobre você, é prova que Deus é de fato o seu Pai. Mas, se não está havendo correção e você continua a praticar o pecado, indubitavelmente seu pai é o Diabo.

Deus o Pai, diz que aqueles que o obedecem aos seus mandamentos, esse é o que o ama (João 14.23). Para Deus, dizer ``Eu te amo`` sem obediência, não significa nada. A obediência para Deus, é a maior prova de amor de seus filhos.

A exemplo, foi o Seu Único Filho (porque como vimos, somos filhos por adoção), que ``achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.`` (Filipenses 2.8)

Para Deus, obedecer é melhor que até mesmo sacrificarmos algo muito importante em nossas vidas ou até mesmo entregar os nossos corpos para serem queimados, se a motivação não for obedece-lo.

Então por fim, faça uma autoanálise e pergunta-se: Será que eu sou mesmo ``filho de Deus``, ou estou me enganando e ainda sou filho do Diabo? Se está. Arrependa-se dos seus pecados e creia em Jesus e seus pecados serão perdoados e seja um verdadeiro filho de Deus.


bottom of page