‘’Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.’’ (Romanos 8.18)
Em Cristo Jesus existe esperança, fora dEle não existe. Essa é a crença de todo verdadeiro cristão.
Em nenhum momento o sofrimento é excluído da vida humana na Palavra de Deus. A origem do sofrimento na experiência humana é descrita em Gênesis 3.
No livro de Gênesis temos o relato da criação de todas as coisas, incluindo a criação do ser humano, que Deus os fez a sua imagem e semelhança (Gen 1.26,28). Após Deus haver criado Adão e Eva, Ele instituiu uma Lei, que consistia em não comer o fruto de uma única árvore.
‘’E o Senhor deu ao homem a seguinte ordem:
— Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.’’
(Gênesis 2.16,17)
Após Deus haver dado essa ordem, tanto ao homem quanto a mulher; no capítulo 3, temos a forma pelo qual eles foram enganados e transgrediram a Lei de Deus (Gen 2.17). E foi assim:
‘’A cobra era o animal mais esperto que o Senhor Deus havia feito. Ela perguntou à mulher:
— É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim?
A mulher respondeu:
— Podemos comer as frutas de qualquer árvore, menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos.
Mas a cobra afirmou:
— Vocês não morrerão coisa nenhuma! ,Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal.
A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma
fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu.’’
(Gênesis 3.6)
É nesse cenário que o sofrimento surge com suas consequências.
Qual a causa? O pecado, que como está escrito em 1 João 3.4, é a transgressão da Lei de Deus.
O sofrimento surge como forma de castigo pelo pecado.
Para a mulher, o sofrimento vem com o aumento da dor na gravidez, por ocasião do parto, é expulsa do jardim e torna-se uma mortal não tendo mais acesso ao fruto da arvore da vida.
‘’Para a mulher Deus disse:
— Vou aumentar o seu sofrimento na gravidez, e com muita dor você dará à luz filhos. Apesar disso, você terá desejo de estar com o seu marido, e ele a dominará.’’
(Gênesis 3.16)
Para o homem terá de trabalhar duro a vida inteira para que a terra produza o alimento suficiente para se alimentar, é expulso do jardim e torna-se um mortal não tendo mais acesso ao fruto da arvore da vida
Por ocasião do pecado, a terra também sofreu consequências, tornando-se maldita, produzindo mato e espinhos.
‘’E para Adão Deus disse o seguinte:
— Você fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer. Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você.
Ela lhe dará mato e espinhos, e você terá de comer ervas do campo.
Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento; isso até que você volte para a terra, pois dela você foi formado. Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez.’’
(Gênesis 3.17-19)
Com o pecado vêm as lágrimas, morte, tristeza, choro e dor (Ap 21.4). O universo se tornou inútil, não pela sua própria vontade, mas porque Deus quis que fosse assim (Rm 8.20).
‘’Porém existe esta esperança:
Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus.
Pois sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como uma mulher que está em trabalho de parto. E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente.
Pois foi por meio da esperança que fomos salvos. Mas, se já estamos vendo aquilo que esperamos, então isso não é mais uma esperança. Pois quem é que fica esperando por alguma coisa que está vendo? Porém, se estamos esperando alguma coisa que ainda não podemos ver, então esperamos com paciência.
Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus.
Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.
Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. Assim Deus chamou os que havia separado. Não somente os chamou, mas também os aceitou; e não somente os aceitou, mas também repartiu a sua glória com eles.’’
(Romanos 8.21-30)
Comments