Vemos hoje congregados dando um nível de santidade e autoridade ao pastor, que o submete a um serviço que não poderá ser cometido qualquer tipo de falha. Não sabendo que é um ser humano, licito a erros e falhas e acima de qualquer coisa pecador como cada um de nós.
‘’Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. ‘’
(Hebreus 13.17)
Não podemos negar que existem os ‘’falsos pastores’’ que usurpam de seus liderados, se possível tudo que eles têm a oferecer. Mas aonde existe ‘’falso’’, também existe ‘’verdadeiro’’.
Paulo listou ministérios que Deus concedeu aos homens para que efetuem no corpo de Cristo, são eles:
‘’E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores; ‘’ (Efésios 4.11)
Mas, qual foi o objetivo?
‘’Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. ‘’ (Efésios 4.12-14)
São ministérios constituídos por Deus para edificação do corpo. Mas infelizmente muitos estão usando tais ministérios para sua própria promoção, com a ajuda daqueles que vivem na pratica da idolatria de ministérios.
A idolatria está no ceio da igreja visível desde seus primórdios trazendo sobre os tais repentina destruição. E sabemos que:
‘’Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. ‘’ (Apocalipse 21.8)
O pastor não é um deus no ministério e sim um servo que foi constituído por Deus para edificação do corpo. Ele está a serviço de Cristo Jesus, o Sumo Pastor. Porque Ele disse:
‘’Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém má tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.‘’
(João 10.11-18)
O verdadeiro e santo pastor é Jesus Cristo. Não dê ao seu pastor uma autoridade que está acima dá de Cristo Jesus!
Jesus é ‘’o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. ‘’ (João 10.11). Nenhum pastor deste presente século ou do passado poderia dar a vida e nem pode dar a vida para nenhuma de suas ovelhas.
‘’E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. ‘’ (Atos 4.12)
Lembre-se o único que não têm falha, erro ou pecado é o verdadeiro pastor.
‘’Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas. ‘’ (I Pedro 2.21-25)
Louvado seja o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!