Tema: A lei do pecado e a lei do Espírito.
Texto de Referência: Romanos 8.1-17
Este sermão está dividido em 3 pontos:
1. Não há condenação em Cristo. (v.1)
2. A ‘’lei do Espírito’’ e a ‘’lei do pecado’’. (v.2-11; 14-17)
2.1 - Lei do pecado.
2.2 - Lei do Espírito.
3. Santificação. (v.12,13)
3.1 - Frutos do corpo.
3.2 - Frutos do Espírito.
Introdução
O capítulo 8 de Romanos é uma exposição a duas ''doutrinas'' essências da Soteriologia (doutrina da salvação), e são elas: Regeneração e Adoção. E finalizando com a certeza da operação delas na vida do homem, a Santificação.
1. Não há condenação em Cristo. (v.1)
É preciso deixa explicito que ‘’nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus’’, somente nEle.
‘’Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. ‘’ (João 3.18)
Jesus deixa claro que aqueles que não creem em sem nome já estão condenados.
‘’Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; ‘’ (Romanos 3.23)
Mas como assim ‘’estão em Cristo Jesus’’?
A resposta vem logo a seguir dizendo: ‘’que não andam segundo a carne (vontade humana), mas segundo o espírito’’.
‘’Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. ‘’ (Romanos 6.23)
Pedro disse intrepidamente diante do ''sinédrio'' (Supremo Tribunal dos Judeus):
‘’Seja notório a todos vós e a todo o povo de Israel que em o nome de Jesus Cristo o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, neste nome está este enfermo aqui são diante de vós. Ele é a pedra, desprezada por vós, edificadores, a qual foi posta como a pedra angular. Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não há outro nome dado entre os homens, em que devamos ser salvos. ‘’ (Atos 4.10-12)
João Batista testificou sobre Ele (Jesus Cristo):
‘’No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. ‘’ (João 1.29)
‘’Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. ‘’ (Romanos 8.1)
2. A ‘’lei do Espírito’’ e a ‘’lei do pecado’’. (v.2-17)
Qual a diferença das duas ‘’leis’’?
A lei do Espírito é vida, e a lei do pecado é morte.
Aquele que não é prisioneiro da ‘’lei do pecado’’, é nova criatura.
‘’Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. ‘’ (II Coríntios 5.17)
Não é mais servo da sua carne, e sim do Espírito.
Estar em Cristo, é revelar a natureza de Cristo em si mesmo. A maior evidência de passar da morte (lei do pecado), para vida (lei do Espírito) é a SANTIFICAÇÃO.
‘’Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. ‘’ (I Pedro 1.15,16)
2.1. Lei do pecado.
‘’Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. ’’ (Ezequiel 18:4)
A lei do pecado e da morte, afirma que a alma que pecar, essa morrerá. Se o cristão morreu para si mesmo ou matou o "homem velho", então ele está livre da presente lei.
Todos os cristãos não estão livres da lei do pecado e da morte, uma vez que muitos cristãos não crucificaram a carne de idade. Um cristão só se torna livre da lei do pecado e da morte, quando o ''velho homem'' é crucificado.
Se o cristão se afasta da fé e deixar de crucificar a sua natureza pecaminosa, então ele é novamente sujeito à lei do pecado e da morte.
Ezequiel 18 fornece uma explicação detalhada dos princípios para a salvação da alma e da lei do pecado e da morte.
‘’Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente. ‘’ (II Coríntios 3.6,7)
A lei não traz vida, mas nos leva ao conhecimento do pecado.
"Ora, sabemos que tudo o que a lei diz aos que vivem na lei o diz, para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado" (Romanos 3.19, 20)
A lei do pecado somente nos leva ao conhecimento do pecado, sendo assim não traz vida, e sim há morte.
2.2. Lei do Espírito.
A "lei do Espírito de vida em Cristo Jesus" (Romanos 8.2) significa que o cristão que crucifica a sua natureza carnal (pecaminosa) tem a vida de Jesus Cristo, vivendo nele, e ele está “livre da lei do pecado e da morte”.
Aquele que não vive mais debaixo da lei do pecado, não vive escravo da carne (pecado).
‘’Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. ‘’ (João 8.34-36)
Aquele que vive na ‘’lei do Espírito’’ não vive mais para si mesmo, mas para os outros.
‘’Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. ‘’ (Gálatas 5.14)
‘’Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. ‘’ (Gálatas 5.16)
3. Santificação. (v.12,13)
‘’De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. ‘’ (Romanos 8.12,13)
Santidade é o termo principal. E santificação, o ato ou processo pelo qual algo ou alguém se torna santo.
‘’Assim sendo, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus.‘’ (Mateus 5.48)
‘’Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. ’’ (I Tessalonicenses 4.3-7)
‘’Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. ‘’ (I Pedro 1.14-16)
Na senda da santificação, o cristão deve também dedicar-se a Deus, servindo-o em adoração, testemunho, honra, louvor e atos de amor para com o próximo. Servir a Deus é o objetivo maior da santificação. É dessa forma, cooperando com Deus, que ele santifica completamente, e o ‘’espírito, alma e o corpo’’ são mantidos plenamente irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
‘’E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. ‘’ (I Tessalonicenses 5.23)
Viver na ‘’lei Espírito’’ é produzir frutos bons, ao contrário de viver na ‘’lei do pecado’’ que é produzir frutos maus.
‘’Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. ‘’ (Gálatas 5.16, 17)
‘’Mas, se sois guiados pelo Espírito (lei do Espírito), não estais debaixo da lei (lei do pecado). ’’ (Gálatas 5.18)
3.1. Frutos do corpo.
‘’Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. ‘’ (Gálatas 5.19-21)
3.2. Frutos do Espírito.
‘’Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. ‘’ (Gálatas 5.22-26)
CONCLUSÃO
‘’O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e coerdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. ‘’ (Romanos 8.16,17)
BENDITO SEJA O NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO!