Primeiro deixaremos explicito que cremos na ''Bíblia'' como sendo a ''Palavra de Deus'' a humanidade. Sendo ela viva e eficaz!
‘’Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. ‘’ (Hebreus 4.12)
Somos ‘’Sola Scriptura’’!
Somente a Escritura é a suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; só ela é o árbitro de todas as controvérsias (= a supremacia das Escrituras).
A autoridade da Escritura é superior à da Igreja e da tradição. Contra a afirmação católica: “a Igreja ensina” ou “a tradição ensina”, os reformadores afirmavam: “a Escritura ensina”.
''Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias. '' - Martinho Lutero
Um homem certa vez disse:
Irmãos, digo-lhes verdade e não minto.
Não sou nenhum Enoque, não sou nenhum Elias, não sou ninguém que tenha visões, não sou profeta que possa ensinar e profetizar algo além do que esteja escrito na Palavra de deus e seja compreendido no Espírito. {...} Mais uma vez, não tenho visões nem inspirações angélicas. Nem as desejo, para não ser enganado. A Palavra de Cristo, por si só, é suficiente para mim.
-Menno Simons
A Palavra de Deus para os cristãos é suficiente. Cremos em um único Evangelho que foi entregue por Jesus Cristo (Deus), não por anjos ou homens.
‘’Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. ‘’
(Gálatas 1.8-12)
Mas infelizmente, como bem falou Paulo que muitos não conhecendo ou conhecendo o verdadeiro Evangelho, estão dando ouvidos aos ‘’falsos evangelhos’’ que por incrível que pareça foram entregues por ‘’anjos’’. Interessante não!
Alguns desses supostos evangelhos que deturpam o verdadeiro, diz que: ''após a morte a sua alma ficaria em um plano espiritual onde os atos que ela praticava quando vivia na terra são cultivados, tanto bons ou ruins''.
A bíblia deixa clara a respeito do estado da alma após a morte:
‘’E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo; ‘’ (Hebreus 9.27)
E Jesus deixou claro em uma de suas parábolas ao dizer:
‘’E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. ‘’ (Lucas 16.26)
Não a possibilidade diante das ‘’Escrituras Sagradas’’ tão retorno. O abismo está posto, não há como passar de lá para cá; ou de cá para lá!
Observe o abismo!
‘’Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá. ‘’
(Jó 7.9,10)
Ao falarmos sobre a ‘’alma’’, nos virá aquele interessante pergunta: É possível consultar os mortos?
Lembre-se que ‘’cremos na Bíblia’’ como o único caminho, verdade e vida. Por ser ela o próprio Jesus Cristo!
‘’No princípio era o Verbo (Palavra), e o Verbo (Palavra) estava com Deus, e o Verbo era Deus. ‘’ (João 1.1)
CONSULTA AOS MORTOS
Em Deuteronômio é ordenado:
‘’Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. ‘’
(Deuteronômio 18.10-12)
Da mesma forma, lemos em Isaías:
‘’Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? ‘’ (Isaías 8.19)
A Bíblia ainda retrata a história de Saul, que consultou os mortos e teve um TRÁGICO FIM.
A Bíblia não ignora as manifestações sobrenaturais que ocorrem a volta da humanidade relacionada aos mortos, porém, é expressa em dizer que é ABOMINAÇÃO AO SENHOR.
Longe de ser uma obra de Deus, é uma obra do inimigo de Deus e seus anjos, que com ele foram lançados do céu.
Não se engane! Estude e se aprofunde na ‘’Palavra de Deus’’.
‘’Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. ‘’ (Oséias 6.3)
O desprezo pelo conhecimento da verdade (Jesus Cristo), têm feitos muitos sucumbirem na ‘’fé’’.
‘’O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei; ‘’ (Oseias 4.6)
A única forma de crescer na fé é através da Palavra.
Palavras de D. L. Moody...
"Orei por fé e pensei que qualquer dia a fé baixaria e me atingiria como o relâmpago. Mas a fé não pareceu vir. Um dia li em Romanos 10, " A Fé vem pelo ouvir, e ouvir pela Palavra do Deus." Então abri minha Bíblia e comecei a estudar, e a fé vem crescendo desde então."
Mas, qual o destino da alma humana?
Jesus não se preocupava com a vida material das pessoas, porque é passageira. Jesus sim, operou curas físicas para que eles cressem que de fato Ele era o ''Messias'' (Cristo) que havia de vir ao mundo, e para cumprir a sua ''Palavra''.
Jesus veio em um proposito a terra ''Tirar o pecado do mundo'' (João 1.29).
''Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. '' (Romanos 5.12)
''Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. '' (Romanos 5.17,18)
Por causa do pecado, todos estavam condenados. Mas por intermédio de Cristo Jesus, somos salvos pela graça e a misericórdia.
''Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu (Graça) o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça (Misericórdia), mas tenha a vida eterna. '' (João 3.16)
Jesus veio por intermédio do seu sacrifício nos fornecer o ''perdão de pecados''.
E Ele não está preocupado com a sua melhor vida aqui na terra, e sim aonde sua alma passará a eternidade.
Após a morte nosso corpo voltará de onde ele foi criado: ''porquanto és pó e em pó te tornarás. '' (Gênesis 3.19)
E a sua alma, para onde irá, e de quem será?
“O que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? O que dará o homem em troca de sua alma?” (Mateus 16.26)
Jesus veio nos libertar dessa prisão que o pecado coloca nossas almas.
Quando reclinamos nossas cabeças no travesseiro é o momento que paramos para escutar nossas almas. Não há como fugir desse momento!
Quantas lagrimas, muitos não derramam nestes momentos? Para muitos é um dos momentos mais terríveis.
Jesus veio trazer o descanso para nossas almas tão aflitas e oprimidas pela ação do pecado neste mundo de trevas.
''Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. ''
(Mateus 11.28,29)
Jesus Cristo considera a nossa alma um tesouro imenso e extraordinário. Ele se humilhou, morreu e ressuscitou com o objetivo de salvar a nossa alma. O preço da alma, portanto, é o sangue de Cristo derramado na cruz.
Diz o apóstolo Pedro:
“Não foi mediante coisas corruptíveis, como ouro ou prata, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem mácula, o sangue de Cristo.” (I Pedro 1.18,19)
Jesus é a luz do mundo:
''Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. '' (João 8.12)
Todo aquele que toma a atitude de ir até Ele, sairá das trevas e conhecerá a verdadeira luz que ilumina todo nosso ser.
Não se deixe iludir pelo engano que os ''olhos'' traz, Jesus disse:
''Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz. Porém, se teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em absoluta escuridão. Por isso, se a luz que está em ti são trevas, quão tremendas são essas trevas! '' (Mateus 6.23,23)
Ouça o chamado de Jesus, dizendo a você: ''Segue-me''.
A sua alma alma é muito valiosa excede o valor de todas a pedras preciosas que existem. O valor de uma alma não pode ser mensurado!
Não busque aquilo que é passageiro, mas sim aquilo que é eterno (Jesus).
Você é um ser eterno!
Faça novamente essa pergunta: ''Aonde minha alma passará a eternidade? Luz ou trevas? Céu o inferno?
Jesus nos diz: ''Vinde a mim e todos os seus pecados serão perdoados. Não importa o com terríveis seja, eu perdoarei. Eu sou Santo e Justo!
Eu me entreguei para ser morto pelas mãos de injustos, mesmo sendo justo. Para que através do meu sangue, vocês possam ser justificados (Livres de todo culpa). E ao terceiro dia ressuscitei, para que naquele grande e terrível dia vocês possam ressuscitar assim como eu, com corpos glorificados e viveram para sempre (Vida Eterna).
Consegue compreender o valor da sua ''alma''?
Aquele que é o Deus onisciente, onipresente, onipotente e etc. Dissipou de toda a sua glória, se fez homem habitando entre nós.
''De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. '' (Filipenses 2.5-8)
Através de sua feridas, nossas almas fossem saradas.
''Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. '' (Isaías 53.4,5)
Qual a nossa a sua atitude frente a tudo isso?
Arrependa-se dos seus pecados, antes que a morte te peça a sua alma.
E se pedirem a sua alma hoje? Qual o destino dela? Céu ou Inferno?
Só existe dois destinos: Céu ou Inferno!
Louvado seja nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
_____________________________________________________________________________
Fontes de pesquisa
http://www.mackenzie.br/6966.html
http://onnesilva.blogspot.com.br/2013/03/qual-o-valor-de-uma-alma.html
http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/morte/o-que-acontece-conosco-quando-morremos-a-pessoa-vai-para-o-ceu-ou-existe-um-lugar-de-espera/