top of page

O véu se rasgou! O acesso está livre a todos?


Em uma conversa que tive com um grande amigo (Thalison Rocha), propomos algumas indagações a respeito do ‘’Lugar Santíssimo’’ e o ‘’Santo dos santos’’. Sabemos que hoje mediante o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário temos livre acesso:

''E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; ’’

(Mateus 27.50-51)

‘’Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, [pela] sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre à casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa;’’ (Hebreus 10.19-22)

Mas, quando nos deparamos com o ‘’livre acesso’’; será que todos têm realmente?

Ao estudarmos o que era necessário e quem podiam entrar no ‘’Santo dos santos’’, entenderemos que não era tão fácil, como muitos pregam em nossos dias. De fato, por intermédio de Cristo, o que só era feito uma vez ao ano (a entrada nos ‘’Santos dos santos’’), hoje temos livre acesso a todo tempo.

‘’Orai sem cessar. ‘’ (I Tessalonicenses 5.17)

‘’Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos; ‘’ (Efésios 6.18)

De fato, o acesso é livre para nos comunicarmos com o ‘’Santos dos santos’’, ‘’orando em todo tempo com toda a oração e súplica no Espírito’’. Mas, como já mencionamos somente o ‘’sumo sacerdote’’ é que poderia entrar no ‘’Santo dos santos’’; e ele teria de passar por um ritual antes de entrar. Não era tão simples!

Hoje, aquilo que era somente símbolo no passado hoje é real.

Mas, como esse ‘’livre acesso’’ ao ‘’Santo dos santos’’ é dado?

É necessário nascer de novo (Regeneração); se tornar justo diante de Deus (Justificação); ser filho de Deus (Adoção) e como evidência da operação dos três buscar ser santo (Santificação).

Regeneração: É um ato sobrenatural e instantâneo em que Deus concede vida espiritual ao pecador que foi convencido pelo Espírito Santo a ter Jesus como seu único e suficiente Salvador.

Justificação: É a posição de arrependimento (abandonar os pecados) diante de Deus. O ser humano é um transgressor da lei de Deus, como escreveu o apóstolo Paulo: ‘’Como está escrito: Não há justo, nem um sequer. ‘’ (Romanos 3.10)

Como já podemos observar por meio da regeneração o homem recebe uma nova vida e uma nova natureza; já na justificação, o homem é colocado em uma novo posição (É considerado justo diante de Deus).

‘’Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. ‘’ (Romanos 5.9)

Adoção: Na regeneração, Deus concede ao pecador arrependido uma nova vida espiritual interior. Na justificação, Deus concede ao homem o direito legal de estar diante dEle (do Senhor). Mas, na adoção, Deus torna o homem arrependido membro de sua família, por meio de Jesus Cristo.

Portanto, a adoção é um ato gracioso de Deus, pelo qual o novo convertido é declarado filho de Deus.

Santificação: O ato ou processo pelo qual algo ou alguém se torna santo.

A obra de santificação na vida do crente, depende do ponto de vista, pode ser considerada instantânea ou gradual.

A primeira é a purificação inicial, que ocorre no momento do novo nascimento (Regeneração), da conversão, conhecida como santificação inicial. A outra inclui um processo de transformação dia após dia, quando o Espírito Santo convence e transforma o crente a semelhança de Cristo até a glorificação no céu, como está escrito:

‘’Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. ‘’ (II Coríntios 3.18)

Compreende que o ‘’livre acesso’’ não é para qualquer pessoa. É necessário passar por etapas, assim como o ‘’sumo sacerdote’’ passava, como sombra das que passamos hoje.

Ser amigo de Deus, é ter intimidade com Ele. E necessário é, pisar no ‘’Santo dos santos’’; mas antes é preciso ser regenerado, justificado, adotado e santificado.

Você de fato é salvo? Se você é, entre e busque cada vez mais intimidade com o Santo dos santos, o Senhor Todo Poderoso.

Se isso te preocupou, se auto examine!

Arrependa-se dos seus pecados (Abandone os seus pecados) e tenha fé (confiança) somente em Cristo como seu Senhor e Salvador.

Vá para Bíblia! Rápido.

Louvado seja nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

_____________________________________________________________________________

Fonte de pesquisa

Enciclopédia - Estudo de Teologia (Semeie)


bottom of page