‘’Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. ‘’ (I Coríntios 10.23)
Esse texto é usado para responder variadas perguntas em relação ao que ‘’posso’’ ou ‘’não posso’’ fazer. De fato ser cristão é viver debaixo de uma lei. Mas, que lei é essa? A Lei de Cristo.
‘’Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. ‘’
(Gálatas 6.2)
A lei de Cristo é essa:
‘’Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. ‘’ (Gálatas 5.14)
- Posso fazer tatuagem?
- Posso colocar alargador?
- Posso usar brinco?
- Posso tomar vinho?
Não podemos dar base bíblica para responder ‘’não’’ as essas variadas perguntas. Não posso acrescentar, nem ir além do que está escrito.
Opa! Então eu posso fazer, colocar, usar, tomar? Sim, mas nem todas as coisas convêm.
‘’Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. ‘’
(I Coríntios 10.24)
Paulo no contexto em que escreve essa carta, ele se refere a um costume judaico que naquele tempo eles não comiam de maneira nenhuma comida que foi oferecida aos ídolos, e muitas até hoje. E ele sabia da liberdade que tinha por estar com Cristo, ao dizer:
‘’Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. ‘’ (I Coríntios 10.25,26)
Ele sabia que a terra é do Senhor e toda sua plenitude e que tinha liberdade de fazer, no caso comer de tudo. Mas ele descreveu uma situação bastante interessante:
‘’E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.‘’
(I Coríntios 10.27)
Não duas situações note que Paulo se refere ‘’por causa da consciência’’. Na consciência do cristão, sabemos que aquilo eu posso fazer, mas na consciência do meu irmão sendo cristão ou não cristão eu não posso fazer.
Qual é a minha atitude frente a isso?
‘’Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. ‘’ (I Coríntios 10.28)
Repare que o fato de não fazer, colocar, usar ou tomar é a sua consciência, mas a do seu irmão. Claro que em certas coisas não haverá necessidade, e pode ser por motivo de egoísmo.
Mas Paulo adiantou uma pergunta que poderia ser feita:
‘’Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem? ‘’
(I Coríntios 10.29)
O ato de ter preocupação pela consciência do irmão resultará em muita perca de liberdade. Aquele que escolhe seguir a Cristo de fato, renunciará até muito de sua liberdade por está em Cristo, por causa do irmão.
‘’E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? ‘’ (I Coríntios 10.30)
Esse capítulo é um confronto quando a se ‘’amamos’’ ou ‘’não amamos’’ o nosso próximo.
‘’Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. ‘’ (I Coríntios 10.31,32)
Sabe quais as qualidades de quem ama?
‘’Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. ‘’
(I Coríntios 10.24)
‘’O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. ‘’ (I Coríntios 13.4-7)
Se você de fato ama seu irmão, não pensará somente em si mesmo e si no seu próximo também.
‘’Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. ‘’ (Filipenses 2.4)
Se aquilo que você pratica faz com que seu irmão peca, deixe de fazer.
‘’Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? ‘’
(I João 4.20)
Se de fato você é filho de Deus, você ama o seu próximo e verá o Senhor. Mesmo que você perca sua liberdade e tenha que se abster pela causa do evangelho, o faça.
‘’Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar. ‘’
(I Coríntios 10.31-33)
E Paulo finaliza, com um dos versículos mais citados hoje pelos cristãos.
‘’Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. ‘’ (I Coríntios 11.1)
Ser imitador de Cristo é perder a liberdade por amor do meu próximo para que ele seja salvo.
Louvado seja nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e reina para todo sempre. Amém!