top of page

Libertos do jugo de servidão!


‘’Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. ‘’ (Gálatas 5.1-6)

A liberdade que Paulo da ênfase no ‘’Livro de Gálatas’’ é sobre a circuncisão.

__________________________________________________________________________________

A circuncisão foi instituída por Deus nos tempos de Abraão. Era feita em uma cerimônia onde era cortada a pele que cobre a cabeça do órgão genital masculino, também chamada de prepúcio. Algo bem parecido com a cirurgia de fimose realizada em nossos tempos. Era realizada nos meninos ao oitavo dia de vida: “O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações…” (Gênesis 17.12)

__________________________________________________________________________________

Porque Paulo considerava a circuncisão uma ‘’servidão’’?

O Evangelho concede liberdade sobre o jugo que a ‘’Lei’’ submetia o homem. E sobre tudo o Evangelho retrata a condição e a realidade do coração humano.

‘’O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. ‘’ (Mateus 15.11)

O Evangelho trouxe nos leva a ter conhecimento de que o homem quando pecou foi aprisionado pelo pecado. Apos a queda o coração do homem se corrompeu, e essa é a realidade que se encontra o coração humano:

‘’Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. ‘’ (Mateus 15.18,19)

Diante dessa realidade o homem se tornou um prisioneiro do pecado, com um coração depravado, não tendo liberdade por si só, mas seguindo o seu coração.

‘’Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo (escravo) do pecado. ‘’ (João 8.34)

Não nenhuma possibilidade que rituais como a ‘’circuncisão’’ de liberdade ao homem, porque é apenas uma ordenança, mas a realidade é outra.

__________________________________________________________________________________

Qual o significado da circuncisão para o povo de Israel?

A circuncisão mostrava que aquela criança fazia parte da aliança de Deus feita com o povo de Israel. É claro que não era apenas o corte na carne que fazia com que a criança, e mais tarde o adulto, fosse alguém que andava na presença de Deus. Era necessária obediência às leis do Senhor para que, efetivamente, a circuncisão tivesse realmente valor (Romanos 2.25).

__________________________________________________________________________________

A circuncisão era apenas um símbolo de ‘’aliança’’ entre Deus e o povo de Israel. Mas seu significado era mais profundo, a realidade viria após o ‘’Plano de Salvação’’ ser efetuada. Observe que somente com a obediência ás leis do Senhor a circuncisão iria ter de fato o real valor.

Paulo foi iluminado por intermédio do Espírito Santo para trazer a luz o que estava oculto aos antigos profetas, mas que foi revelada por intermédio da graça e da verdade que veio com Cristo Jesus (João 1.17) , que a circuncisão que era uma das ordenanças da ‘’Lei’’, tem de ser realidade no coração humano, não no prepúcio que era um símbolo, mas a verdade é outra.

‘’Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.‘’

(Romanos 2.28,29)

A circuncisão era um símbolo da ‘’aliança’’ de Deus com Israel, mas hoje por intermédio de Jesus estamos debaixo de uma ‘’nova aliança’’ que não faz acepção de povos, línguas ou nações cumprindo assim a promessa feita a Abraão que ele seria ‘’pai de nações’’.

‘’Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; ‘’ (Gênesis 17.4,5)

Está é a real aliança feita com Abraão, à Nova Aliança é a Única Aliança.

‘’Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranha às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz;‘’ (Efésios 2.11-16)

‘’Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.‘’ (Gálatas 3.28,29)

A circuncisão feita por homens nos leva de volta a ‘’antiga aliança’’ que faz essa ‘’separação de povos’’. Mas por intermédio do ‘’Plano de Salvação’’ que é revelado no ‘’Evangelho de Cristo’’, sabemos que não há mais essa separação e sim uma união. Somos hoje herdeiros da promessa feita a Abraão!

‘’E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. ‘’ (Efésios 2.16-21)

A circuncisão feita pelos homens tira o verdadeiro valor da verdadeira circuncisão feita por Deus no coração humano. E essa liberta o coração humano do poder do pecado que o aprisiona.

Hoje somos livres desse poder, e somos selados e nos tornamos habitação de Deus em Espírito, que nos leva a ser chamados ‘’filhos de Deus’’.

‘’No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. ‘’ (Efésios 2.22)

‘’Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. ‘’ (Romanos 8.15-17)

Retornar a circuncisão na carne impondo assim a ordenança aos não judeus é dizer que o ‘’Evangelho’’ não tem valor algum. Voltar às ordenanças da ‘’Lei’’ é desconsiderar a realidade do ‘’Evangelho de Cristo’’ que dá liberdade ao coração do homem.

De fato, impor circuncisão aos que não são judeus é voltar à servidão!

‘’Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios); ‘’ (Gálatas 2.7,8)

No Evangelho temos o conhecimento que não somos justificados (considerados justos diante de Deus) por obedecer a ‘’Lei’’ e sim somos justificados por Cristo Jesus. Tendo ciencia que a verdade e a graça vieram por intermédio de Jesus.

Apoiar a nossa justificação no ato de obediência a Lei é aniquilar a verdade do Evangelho que diz:

‘’Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. ‘’ (Gálatas 2.16)

‘’Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. ‘’ (Gálatas 2.19-21)

A liberdade está no Evangelho que se revela na ‘’Fé em Cristo Jesus’’ como Senhor e Salvador nosso. E a ‘’Lei’’ se resume em um só mandamento: ‘’Amarás o teu próximo como a ti mesmo’’.

‘’Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. ‘’ (Gálatas 5.13,14)

RECEBA GLÓRIA MEU PAI!

__________________________________________________________________________________

Fonte de pesquisa:

https://www.esbocandoideias.com/2010/11/o-que-significa-circuncisao.html


bottom of page