top of page

Pentecostalismo e suas Extravagancias!


“Pois os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas;”

(I Coríntios 14. 32)

O espírito a sede das sensações e das emoções; ele é altivo (Provérbios 16.18), atribulado (I Samuel 1,15), humilde (Provérbios 16.19); tornam-se nele subjetivas as graças divinas (Salmos 51.10; Ezequiel 11,19; 36.26).

No contexto do capítulo 14 de “I Coríntios”, temos uma exortação de Paulo acerca do uso correto dos dons espirituais. Que finaliza enfatizando a “ordem” e “decência”.

“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.“ (I Coríntios 14.40)

Os dons enfatizados por Paulo no capítulo foram: o “dom de língua” e “profecia”. Dando que era necessário usa-los de com ordem e decência. Infelizmente a igreja de Coríntios estava em falta nesses requisitos ao usa-los exageradamente e de forma desordenada.

Como foi dito a principio, o espirito humano é responsável pelas sensações e emoções. Hoje no meio pentecostal mais especificamente; muitos estão dando lugar a emoções e coisas que trazem escândalos para aqueles que não professam a nossa fé. Impedindo assim que chegam e ouçam a palavra e sejam transformados e edificados através dela.

Ser cheio do Espírito Santo não é pular, rodopiar, chorar, gritar etc.

Pr. Paulo Junior disse: “O Espírito Santo é Deus. Ser cheio do Espírito Santo é ser cheio de Deus. Deus é amor! Então você tem quer ser cheio de amor. Deus é misericordioso! Então você é cheio de misericórdia. Deus é santo! Então você está se santificando”.

A igreja de Coríntios dava muita importância aos dons, mas desprezavam a vida por traz dos dons. Ter dons não significa ser salvo!

“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?. Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. “ (Mateus 7.22,23)

Dons são concedidos pelo Espírito ao povo de Deus para a edificação do corpo de Cristo. Nessa distribuição é necessário aquele que o tem no caso das línguas o domínio próprio, um dos frutos do Espírito descrito em Gálatas. Desde os tempos da igreja primitiva já havia o mau uso dos dons.

O apóstolo Paulo declarou que:

“Se, pois, toda a igreja se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão porventura que estais loucos?“

(I Coríntios 14.23)

A situação descrita por Paulo se repete em nossos dias. Infelizmente muitos casos não com o uso dos dons, mais de manifestações exteriores. E muitos ao participarem de reuniões como essas saem confusos e difamando as manifestações que são de fato absurdas.

Paulo diz: “não dirão porventura que estais loucos?”.

A falta de conhecimento das Escrituras tem promulgado um sincretismo religioso infernal. Trazendo práticas místicas para o culto eclesiástico.

Deus disse através do profeta Oséias:

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.'' (Oséias 4.6)

A falta de conhecimento tem promovido à disseminação de manifestações extravagantes e emocionais.

Deus não veio mexer com emoções, e sim causar transformações. A vida com Deus é a todo tempo, não só em momentos.

Louvado seja o Senhor e Salvador Jesus Cristo!

bottom of page