top of page

A Lei de Moisés era sombra, a realidade é a Lei de Cristo!


Um dos aspectos mais importantes da experiência dos israelitas no monte Sinai foi o de receberem a lei de Deus através do seu líder, Moisés. A Lei Mosaica (Hebraico. Torah, que significada ‘’ensino’’).

A lei foi dada por Deus em virtude do concerto que Ele fez com seu povo. Ele expunha as condições do concerto a que o povo devia obedecer por Lealdade ao Senhor Deus, a quem eles pertenciam. Os Israelitas aceitarem formalmente essas obrigações do concerto.

Um dos mandamentos contidos na Lei de Moisés diz:

‘’Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. ‘’ (Êxodo 20.9-12)

Tivemos o conhecimento de que a Lei foi dada através de Moisés ao Povo de Israel, nação a qual Deus escolheu; Deuteronômio nos diz:

“Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos.” (Deuteronômio 7.7-9)

Debaixo da lei mosaica, o povo ficava distanciado de Deus pelos sacerdotes, os quais ficavam entre Deus e o homem. O sacerdote era um mediador que ensinava a lei, mas principalmente oficiava os cultos religiosos dos israelitas. Os sacerdotes só podiam vir da tribo de Levi. No entanto, o simples fato de alguém ser levita não fazia dele um sacerdote. Para atuar como sacerdote, era necessário o chamado de Deus.

‘’Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão. ‘’ (Hebreus 5.4)

Então, ser sacerdote era uma honra especial, e os que desempenhavam essa função eram diretamente chamados por Deus. Embora os demais levitas desempenhassem trabalhos importantes na vida religiosa de Israel, não eram sacerdotes.

O sistema de sacerdócio do Antigo Testamento era apenas um tipo do futuro. Havia de chegar o tempo em que todo o povo de Deus seria:

‘’Vocês também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. ‘’ (I Pedro 2.5)

Nesse dia vindouro, em direção do qual toda a humanidade se dirigia, o Sumo Sacerdote perfeito, que haveria de vir, não teria de oferecer um sacrifício a seu próprio favor, pois ele não tinha pecado algum;

‘’Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne; ‘’ (Hebreus 9.13)

Jamais teria de repetir a oferta, pois só precisava ser oferecida uma vez (Hebreus 9.25-26, 28; 10.12); e ele derramaria o sangue do único Cordeiro que poderia verdadeiramente tirar "o pecado do mundo" (João 1.29; Hebreus 9.12).

A lei de Moisés é mudada!

‘’Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.‘’ (Hebreus 7.12)

Claramente é dito que, ‘’mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.‘’

‘’Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence à outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar, Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio. E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote, Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. ‘’ (Hebreus 7.13-16)

Jesus no Sermão do Monte, declarou palavras que definiu a constituição da Lei Mosaica, dizendo:

‘’Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.'’ (Mateus 5.17)

Jesus em momento nenhum disse que iria destruir a Lei. Ele não veio ab-rogar(fazer cessar a existência ou a obrigatoriedade de (uma lei, em sua totalidade).), mas cumpri-la.

‘’Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.’’ (Hebreus 7.18,19)

A lei só deixaria de ter vigência depois de cumprida. Pergunta-se: Qual foi o homem, além de Jesus Cristo, que cumpriu a lei? Não existiu e não existe ninguém que cumpriu a lei, senão Jesus. Note o que Jesus diz no verso 18:

‘’Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. ‘’ (Mateus 5.18)

Se, no entanto, a lei de Moisés tem a mesma relação (em termos de sua posição) com os homens de hoje como tinha antes de Cristo vir, então ela não foi cumprida, e Jesus falhou em sua missão. Por outro lado, se o Senhor realizou o que Ele veio cumprir e a lei foi realmente cumprida, então ela não é uma instituição jurídica vinculativa para os hoje. Além disso, se a lei de Moisés não foi cumprida por Cristo e, portanto, ainda permanece como um sistema jurídico vinculativo, então ela não é apenas um sistema vinculativo parcial. Pelo contrário, ela é um sistema totalmente obrigatório. Jesusdisse claramente que nem um "i ou um til" (representantes das menores marcações do hebraico) passariam até que todas as suas palavras fossem cumpridas. Por conseguinte, nada da lei era para falhar até que tivesse alcançado seu objetivo por completo.

JESUS CUMPRIU A LEI! JESUS CUMPRIU TODA A LEI! Não podemos dizer que Jesus cumpriu o sistema de sacrifício, mas deixou de cumprir os outros aspectos da lei. Ou Jesus cumpriu todas as obrigações legais, ou nada cumpriu. O que a morte de Jesus significa para o sistema de sacrifício também significa para os outros aspectos da lei.

É especialmente importante notar como a palavra é usada em Mateus 5.17. Neste contexto, "destruir" é colocado em contraste com "cumprir". Cristo veio "... não para destruir, mas cumprir". Isso significa que Jesus não veio a esta terra com a finalidade de atuar como um adversário da lei. Seu objetivo não era impedir a sua realização. Pelo contrário, ele honrou, amou, obedeceu e cumpriu a lei. Ele cumpriu as emissões proféticas da lei sobre Si mesmo.

‘’E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. ‘’ (Lucas 24.44)

Cristo cumpriu as exigências da lei mosaica de uma obediência perfeita para que uma "maldição" não fosse imposta (veja Gálatas 3:10,13).

‘’Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. ‘’ (Gálatas 3.10)

‘’Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; ‘’ (Gálatas 3.13)

Neste sentido, o plano divino para a lei vai ter um efeito duradouro. Ela sempre cumprirá a finalidade para a qual foi proferida.

Não estamos debaixo da lei de Moisés, mas dá do ‘’Sumo Sacerdote Jesus Cristo’’.

‘’Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. ‘’ (Romanos 10.4)

‘’E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus; Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.‘’ (Hebreus 7.23-28)

A nova lei segundo a ordem de Cristo, é da fé.

‘’Onde está logo a jactância(ORGULHO)? É excluída. Por qual lei? Das obras(LEI DE MOISÉS)? Não; mas pela lei da fé. ‘’ (Romanos 3.27)

Na lei de Moisés havia orgulho, pelo fato de ser centrada nasobras. Na lei de Cristo não é possível por ser centrada na fé.

Paulo declarou a respeito da ‘’Lei de Cristo’’:

‘’Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada. Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho. ‘’ (I Coríntios 9.16-18)

Não há uma fagulha de ‘’orgulho’’ na lei de Cristo.

‘’Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.‘’

(I Coríntios 9.19-23)

Guardar o sábado como na lei de Moisés foi proposta; é retorna aobservância da lei. Tanto se proponho me abster de certos tipos de alimento, o faço pela lei.

‘’E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. ‘’ (I Coríntios 9.25)

É de certa forma buscar ser justificado pelas obras da lei.

‘’Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; ‘’ (Romanos 3.20,21)

O objetivo da lei era servir de testemunho a justiça de Deus, trazendo o conhecimento do pecado.

‘’Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. ‘’ (Romanos 3.20)

‘’Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. ‘’

(Romanos 3.19)

Os cristãos não estão debaixo da lei de Moisés, mas da lei de Cristo.

‘’Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. ‘’ (Gálatas 3.18-29)

Hoje mediante o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, instituiu um novo concerto com o seu povo; cumpriu a lei mosaica e instituiu a nova lei; que não estão alicerçadas nas obras e sim na fé, mediante a qual somos salvos.

‘’Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; ‘’ (Efésios 2.8,9)

O evangelho nos concede a liberdade de comer e não comer, beber e não beber, guardar e não guardar dias.

‘’Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos. ‘’ (Romanos 14.5-9)

Está debaixo da ‘’lei de Cristo’’ é ter liberdade.

‘’Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. ‘’ (Gálatas 5.13-15)

E que não venhamos a nos tornar prisioneiros da lei novamente como muitos tem sido pelo ‘’legalismo religioso’’. Mas sabemos que não podemos ser julgados pelo fato de desfrutarmos de uma liberdade que foi concedido na Cruz de Cristo.

‘’No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo; Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. ‘’ (Colossenses 2.11-17)

Hoje temos a liberdade de seguir a Cristo, porque ele disse:

‘’E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. ‘’ (João 8.32)

‘’A Lei era sobra Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo. ‘’ (Gálatas 2.19)

Está debaixo da lei de Cristo, é pode dizer:

‘’Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. ‘’ (Gálatas 2.20)


bottom of page